terça-feira, 7 de outubro de 2014


Desabafitos de Segunda-feira dia 19/5/2014

RISING STAR DA TVI? MAIS DO MESMO!

“Análise ao cerne da questão pelo Cornista CABÉ”

Antes que alguém pense que eu meto o “bedelho em tudo, deixem-me dizer que esse é o meu dever, estar atento, alerta e acutilante, é por causa de “dormirmos á sombra da bananeira” que muitos “tugas” nem sabem como é que depois do 25 de Abril o povo continua a ser roubado e vilipendiado todos os dias, ano após ano, mas descansem os meus amigos leitores que não vou entrar em campanha política, acerca disso a minha opinião já está mais que formada ainda desde o tempo da “outra senhora”, quero sim reiterar a minha opinião sobre os concursos caça talentos da TV, mormente o Rising Star que não serve para outra coisa do que não ser um medidor de audiências de resto é mais do mesmo.
Quando vi pela primeira vez o spot publicitário da TVI fiquei curioso, e colei-me na estreia com a App pronta no meu smartphone para votar e ver o que acontece. Curiosamente na altura estava a seguir com alguma atenção o THE VOICE da RTP1, porque segundo a minha opinião o conceito era bom, os concorrentes a serem avaliados pela sua prestação e não pela imagem, fez me até desejar ter melhor voz e eu ia até lá lolll… Nunca achei muita piada aquelas picardias entre os jurados e muito menos ao sistema de votação do 707…. de telefone que a gente (RTP e PT) enchemos os bolsos, mas na verdade continuava a achar algum interesse era tudo pessoal que está na área e dava-lhe algum crédito pelo menos por eles. Percebi que nas primeiras emissões aproveitavam muita “coisa” entenda-se concorrentes um pouco mais na boa vontade de serem magnânimos em relação ao estilo do Moura dos Santos (Sic/Ídolos) afinal nem 8 nem 80, mas desde a segunda edição dos ídolos que estava mais que escarrapachado que os adjetivos que o Moura dos Santos aplicava sobre as prestações dos concorrentes era mais show off que outra coisa, eles (sic) sabiam que eram os cromos e as bocas que subiam as audiências e então foi um regabofe a raiar a violência verbal, no entanto muitas e muitas vezes até se justificava tal era a mediocridade dos concorrentes, mas também não é preciso exagerar… enfim também na minha opinião já foi chão que deu uvas.
Voltando á vaca fria na noite em que o meu amigo Alexandre Malveiro participou no The Voice, e nem vou discutir a sua prestação, ele já estava mais que condenado e porquê? Porque naquela noite para todos os concorrentes que lá foram só havia um lugar e era o Reininho que dispunha do dito, porque o resto já estava tudo preenchido. ESTÁ MAL! Porque enquanto houve vagas foi á vara larga, e mais condescendentes, mas como só havia um lugar o Reininho teve de ponderar melhor. Reparem que eu ainda quero acreditar que ele não tinha nenhum tópico sobre a potencialidade dos candidatos dessa noite, aliás eu acredito nele, mas ainda acredito mais que a produção é que lhe disse olha oh Rui passa o concorrente tal.  Mas isto sou eu que sou um má-língua do caraças. Ontem eu que até já tinha desistido de ver o Rising Star, fiquei particularmente atento e com a App aberta, eu e a família aqui em casa claro. O motivo era a prestação de um concorrente de seu nome FLÁVIO SANTOS, uma pessoa que eu considero um ser humano excecional e dotado de um aparelho vocal muito bom, tinha prometido e apostava que ele iria passar no mínimo a outra fase. Mas mal a Leonor Poeiras anunciou o sistema de votação da noite, temi o pior e opinei com a família, ou muito me engano ou o Flávio hoje vai ter uma noite difícil e porquê? Pela mesma porra do The Voice, eles apuraram seca e meca e ontem foi carne para canhão, ou seja metem mais de uma dezena de concorrentes, num só programa e em vez de apurarem quem levantasse o ecrã, como todos os outros, alteram a regras á última da hora e só vão apurar 5 porque segundo a produção acabava esta fase. MAS QUE MERDA É ESTA PÁ? Que queiram fechar esta fase tudo bem, mas onde está a moral? Quer se dizer os outros passaram com o “aval” das votações de casa e para tal bastava levantar o ecrã e ontem foi por percentagens e só passavam os primeiros 5? Se fosse comigo na hora mandava-os apanhar nas nalgas e vinha-me embora mas isto era certinho. Mas pronto eu sentia-me impotente para poder fazer algo a não ser votar se é que vale alguma coisa mas fiquei ali de pedra e cal… O programa foi avançando e nada de Flávio e eu dizia só espero que ele não seja dos últimos, entretanto fizeram vários intervalos e eu já estava sem paciência, e interrogava-me o PORQUÊ DESTA PALHAÇADA DE HOJE? ESTES GAJOS ESTÃO NITIDAMENTE A ENCHER CHOURIÇOS…   e de repente fez –se luz! OS GLOBOS DE OURO DA SIC! È isso eles tem de tentar roubar audiência aquela vaidade que a SIC inventou e que não serve para nada mas enfim é televisão e pronto…. E quando vi que inexplicavelmente eles põem ainda mais 2 concorrentes suplentes a cantar ainda fiquei com mais certeza e sorri cinicamente tal como o sorriso da Leonor quando diz que era surpresa da noite lolllll… mas estes indivíduos pensam que neste País é só lorpas?? Surpresa para quem ? Há para os telespectadores? Sim fiquei surpreendido, e embora despropositado até achei bem, mas se eles eram suplentes porque é que a votação deles contava para o score? De onde apareceu aquela tabelazinha das percentagens, foi mais uma inovação da noite? Mas se era surpresa o primeiro concorrente dos suplentes, já tinha a viola afinada e pronta para tocar e a banda de suporte tinha a segunda música prontinha da Silva, mas não era surpresa para os suplentes? Então não seria suposto eles nem saberem? Eles são suplentes porque podia faltar alguém, mas antes do programa ir para o ar eles(produção) já sabiam quem era quem ou não? Mas pronto foi surpresa, tal como as surpresas que o Passos Coelho nos tem dado ao longo de 3 anos… enfim! E o tempo foi passando, havia que aguentar no outro canal a SIC estava a dar cartas e eu fui aguentando mas receoso. De repente e aí sim fiquei surpreso, vejo o TIAGO RIBEIRO e digo á família, fiquem atentos, que este rapaz tem uma voz fantástica vamos la ver que canção ele escolheu, quando para meu espanto vejo que ele leva o irmão… Oh Tiago, fica te bem esse comportamento sem dúvida, mas não achas que exageraste um bocado nas tuas afirmações sobre o teu mano? Que tal um pouco mais de humildade? Mas pronto tu é que sabes. Até acho que o teu mano tem grande potencial sem dúvida mas ainda está a muitos furos abaixo de ti, e depois ele a querer acompanhar te não foi lá grande ideia. Não é que cantassem mal, mas foi uma coisa sem chama e se vocês têm ido a solo acredito que a história seria outra, ainda assim porque tenho plena consciência do teu valor e dos dotes do teu mano votamos sim, mas fiquei desiludido, porque esperava mais de ti e neste caso dos 2 mas depois de teres levantado tanto a fasquia foi maior a queda, mas isto é so um programa e tu tens valor para voos mais altos e o teu mano também sem dúvida mas tem trabalhar mais, muito mais ok?
Bem o Tiago é um cantor fantástico, que eu conheci quando fui jurado no único concurso de karaoke decente em que participei no KK do Barreiro, daí a minha desilusão, mas há dias assim.
Quanto ao Flávio Santos os meus receios que ele ficasse para os últimos aumentavam, depois os intervalos a partir a pica ao pessoal, o empastelamento dos locutores, o mais do mesmo do choradinho dos concorrentes e das entrevistas sensaboronas e sem jeito do Pedro, estavam a tirar-me do sério. Mas aguentei e já caminhávamos para a 1 da manhã quando o meu amigo Flávio Santos apareceu. Era mesmo o último concorrente… fonix não sei não…. A canção que ele escolheu é linda e ele sabe-a de cor e salteado, mas nestas coisas há que ser mais acutilante e tentar ganhar pontos ao fim de 1 minuto, esta canção só começa a mostrar o verdadeiro potencial do cantor quando entra no final do refrão, depois porque foi cortada porque é muito grande  perde ali um bom bocado em que o Flávio podia abrir todo o seu aparelho vocal e depois aquela hora já muita gente se foi deitar. Notei e já lhe o disse, o Flávio pouco á vontade e com a voz cansada sem aquela chama que me habituou a ver. Num show de variedades ou nos karaokes isto passa, mas ali? Onde literalmente ele estava a lutar contra o tempo não me pareceu boa escolha. Ainda assim o Flávio levantou o ecrã, mas percebi logo que não chegava eu tinha apontado tudo e a canção ainda estava nos acordes finais quando eu escrevi ao Flávio Ta feito morreste na praia…  O Flávio vestiu-se a preceito, cantou a preceito e passou a preceito, que culpa teve o rapaz que aqueles iluminados resolvessem mudar as regras do jogo á última da hora? Será que o Flávio sabia? Bem a vida continua, afinal aquilo é mais do mesmo, senão onde estão as centenas de grandes vozes que prometeram mundos fundos e uma carreira promissora dos outros concursos de caça talentos??? Mais ainda, onde estão os vencedores com contratos milionários das editoras de discos? Mas quais editoras? Não se iludam amigos, que eu também não… Digo e repito se alguma das minhas colegas quiserem participar eu não me oponho e até ajudo nalguns pequenos truques para ajudar a passar, mas comigo não, quero dizer que eu faça força ou as incentive a isso não obrigado.
Quanto ao programa Rising Star? Por mim podem ir á merda e apareçam quando souberem fazer alguma coisa honesta do principio ao fim… Ah não precisam da minha opinião claro, claro, mas sabem uma coisa? Eu tenho TV por cabo!
TÁ DITO? TÁ FEITO!
CABÉ ( Cornista Social)
Nr. Cornista porque sou enxertado em corno de cabra

   

Sem comentários:

Enviar um comentário